Detalhes do Curso

Nome do minicurso

Logoterapia e Dependência Química

Número de vagas

Mínimo 25 estudantes

Data

16 de Outubro de 2021 (Se a turma tiver no mínimo 25 estudantes)

Horário

09h às 12h e das 14h às 17h

Carga horária total

10 horas (incluindo estudos de caso)

Modalidade

Virtual (plataforma Google Meet)

Público-Alvo

Graduados e pós-graduados de quaisquer áreas de interesse humano, desde que sejam capazes de formular programas de prevenção específicos e ações contra as diferentes dependências tóxicas e não tóxicas de acordo com o contexto em que atuam. Devem ser capazes de participar de programas de tratamento de vícios tóxicos e não tóxicos, bem como ser capazes de vivenciar os quatro diálogos propostos: diálogo intradisciplinar, interdisciplinar, transdisciplinar e transnacional.

Facilitador

Prof. Dr. José Arturo Luna Vargas

Realização

CEPELOGI / Instituto Colombiano de Logoterapia

Resumo da proposta

A presente proposta enquadra-se numa filosofia, uma antropologia e uma psicologia Analítica - Existencial - Fenomenológica. Do mesmo modo, seguindo a tradição de algumas universidades europeias, procura implementar, nesta era de globalização e complexidade, quatro diálogos: intradisciplinar, interdisciplinar, diálogo transdisciplinar e diálogo transnacional. Esses diálogos querem contribuir para a solução dos múltiplos problemas que surgem das dependências tóxicas e não tóxicas no Brasil.

Justificativa

Além das estatísticas e dos dados quantitativos, que devem ser levados em consideração, basta olhar os diferentes meios de comunicação e estar atentos à nossa realidade imediata para constatar um fato: Os graves e múltiplos problemas vinculados às dependências na população brasileira: o consumo de substâncias psicoativas legais e ilegais em meninos e meninas, prostituição, roubo, delinquência, violência doméstica, corrupção, homicídios. O mesmo acontece com o jogo, o vício do telefone celular, as redes sociais, o vício em sexo, o vício em comida. Existem altos níveis de patologia ou doença na população brasileira.

Resumo do Conteúdo

  • Fundamento antropológico, filosófico e epistemológico
  • Ética profissional
  • As dependências de substâncias psicoativas: características, modelos de prevenção e modelos de tratamento
  • Vícios não tóxicos: jogo, vício em sexo, vício em cibernética, vício em comida, etc.
  • Características, modelos de prevenção, modelos de tratamento e intervenção.

Prof. Dr. José Arturo Luna Vargas

Jose Arturo Luna Vargas é Psicólogo clínico pela Universidad Nacional de Colombia, especialização em problemas de drogadição e alcoolismo pelo Istituto Superiore de Sanità, mestrado pela Universidad Autònoma de Barcelona, onde trabalhou com a temática Pró-socialidade e Logoterapia, e Doutorado em Psicologia pela Universidad Central De Venezuela. Professor e pesquisador universitário, é Codiretor Master Internacional em Pró-socialidade e Logoterapia da Universidad Autònoma de Barcelona. Psicoterapeuta com certificação mundial pela World Council for Psychoteraphy (WCP), recebeu o Prêmio Nacional de Psicologia (COLPSIC) em 2012 e é membro do comitê científico da Scuola di Counselling Esistenziale Frankliano. Trabalhou durante cinco anos em instituições de reabilitação psicossocial na Itália. É criador da técnica dos Círculos de Diálogo Existencial (CDE) para enfrentar problemas de solidão e depressão, aplicada em diversos países. Criador também dos Núcleos Solidaricémonos (NS) e cofundador do Fondo Monantrópico Internacional (FMI). Viktor Frankl, a quem conheceu em 1986, o autorizou, em carta (1995), a traduzir parte de sua obra do italiano para o espanhol. Conferencista convidado em 15 Países (Europa e América Latina), é autor de 10 livros de psicologia. É fundador e diretor do Instituto Colombiano de Análisis Existencial y Logoterapia Viktor Frankl e fundador da Escuela Internacional de Formación en Psicoterapia Sophia.

Chame no WhatsApp para mais informações

Open chat
Precisa de ajuda?
Precisa de ajuda?